sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Duda Stacciarini e Tia Denise Cristina Ferreira Gomes:


E a Matemática, como é que fica?



Oi galerinha!! Esta semana contei com a ajuda da minha professora DENISE CRISTINA FERREIRA GOMES, ou simplesmente, Tia Denise. Ela é minha professora de Matemática e adora dar aulas e ensinar. Sempre muito carinhosa, atenciosa e companheira.

A profissão de professora sempre foi e será importante para a todos. Seremos um dia o que alguma educação nos fez e ajudou a formar.

Tia Denise, a nossa professora estudiosa. Exemplo a ser seguido. Estuda muitoooo! Nunca deixou de fazer cursos e se especializar na área que ela escolheu para ser a sua profissão. Sabemos que especialização não é necessário no ensino fundamental, sua busca é uma tarefa do próprio professor.

A importância e o reconhecimento da profissão de professor enquanto preocupação das políticas públicas em escala mundial é relativamente recente. Começou em 2.003 mais ou menos.


A profissão de professora nunca vai acabar, o professor é uma presença importante na vida de todos! Apesar de ser uma profissão difícil, vale à pena ser professora!

Estou aprendendo muito. A matemática esta presente em tudo na nossa vida. Até na receita do bolo. Olhe que legal o que ela me disse:

Olá, pessoal! No 4º ano as crianças estão consolidando a alfabetização, etapa importantíssima de suas vidas, mas e a Matemática? Pode ser deixada para depois? Como é que fica?
O que será que quer dizer alfabetização? E alfabetização matemática? Podemos estabelecer alguma relação entre as duas?
O conceito de alfabetização é um conceito social, e como tal, muda com o tempo e o desenvolvimento das sociedades. Assim, o que é válido para uma determinada época ou grupo, pode não ter a mesma aceitação em outros tempos e espaços.

Para a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – uma pessoa é funcionalmente alfabetizada quando ela adquiriu o conhecimento e habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente em todas as atividades nas quais a alfabetização é normalmente suposta em sua cultura ou grupo.

O mesmo podemos dizer quanto à matemática. Ser numeralizado significa mais que conhecer e operar números, é preciso ser capaz de pensar, discutir e agir criticamente sobre eles (ao analisar um gráfico, por exemplo), sobre as representações geométricas e suas convenções (como instrumentos e unidades de medidas), adotadas em sua cultura.

Enfim, é preciso ser capaz de interagir ativamente com seu grupo, na forma por ele estabelecida, do que é matemática, por exemplo:
* se você é um índio, precisa saber lidar com a Matemática que sua tribo utiliza;
* se você mora em uma aldeia de pescadores, no Nordeste brasileiro, e ao mesmo tempo convive com pessoas que residem em outras localidades, precisará lidar com a matemática utilizada em sua aldeia e também com a matemática utilizada pelas outras pessoas.

Podemos afirmar então que estar alfabetizado matematicamente é tornar-se capaz de pensar e agir com conceitos matemáticos. Muitos deles você certamente utiliza: algarismos, numerais, somar, subtrair, multiplicar, dividir, medir, trocar, a idéia de fração, de número, entre outros.

Contudo, não basta conhecê-los, esses conceitos devem estar relacionados às situações nas quais possam ser usados para que possamos entender a lógica dessas situações e possamos ser capazes de escolher as ferramentas apropriadas da matemática para saber se tem dinheiro suficiente para comprar um jogo, saber quanto de tecido será necessário para aquele vestido da boneca (ou será do seu?) entre outros exemplos.

Você deve ter percebido que a alfabetização matemática, assim como a aprendizagem da leitura e escrita, é um processo que acontece aos poucos.
Com o contato contínuo, vamos nos aprimorando na arte de ler, escrever e fazer matemática.

Então, nada de preguiça! Seja curioso ou curiosa, procure sempre entender, saber o motivo pelo qual você usa esta ou aquela ferramenta matemática, assim você estará sempre aprendendo e descobrirá um belo modo de se ver o mundo.





PARABÉNS TIA DENISE!

OBRIGADA POR FAZER PARTE DA NOSSA VIDA.


POWER DICA: minha Power diga da semana é ótima!! Um jeito simples e prático de aprende a tabuada do número 9. Prestem atenção aos números e nas cores e veja que estão todos em ordem.

1x9=09
2x9=18
3x9=27
4x9=36
5x9=45
6x9=54
7x9=63
8x9=72
9x9=81
10x9=90



Curiosidade:
Vocês sabiam que esse símbolo que esta na moda é um símbolo da matemática?? O símbolo do infinito.


terça-feira, 16 de outubro de 2012

Novidade!

Queridos amigos e amigas queridíssimas que curtem e acompanham nossas dicas aqui do Kids&Teens (by Mulher Uberaba), agora em Uberaba mais uma loja especial para o público Kids & Teens como nós, é a AnnaVi Store Kids  que fica na Avenida Santa Beatriz, 1.035, lojas 01 e 02, vejam mais informações no Facebook, acessando sua página no face que por sinal está linda e cheia de fotos lindas, realmente maravilhosas: https://www.facebook.com/annavi.annavi.9. 



A loja é linda e tem peças de muito bom gosto, vale a pena conferir, vejam as fotos abaixo, é uma pequena amostra, tenho certeza que vão amar.


Parabéns Rosângela e toda equipe AnnaVi Store Kids!

Beijos,

Duda Stacciarini








segunda-feira, 15 de outubro de 2012

15 de Outubro - Dia do Professor!

Queridos professores, desejo um lindo dia para todos! E obrigada por seu carinho e dedicação!


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

O Mundo Mágico dos Brinquedos:


O Musical, O Mundo Mágico dos brinquedos, conta a história de uma menina chamada Babi, que descobre que está prestes a passar as férias de verão na casa de sua avó. Decepcionada, não faz questão nenhuma de dar atenção às palavras carinhosas de sua avó e fica o tempo inteiro entretida com seu celular.

A avó, compreendendo a revolta da neta, deixa-lhe um livro e pede à menina que aproveite o tempo com uma bela leitura. Ela desconfiada, abre o livro e uma grande ventania inicia-se, ecoando uma voz misteriosa vindo do guarda-roupa. Assustada, pergunta quem está ali e aparece uma bela fada que a convida para conhecer o Mundo mágico dos brinquedos.

Decidida a não ficar brincando com os brinquedos que a avó deixara, Babi embarca em uma aventura inesquecível.


A história serve bem para as crianças que nem se lembram como é bom ser criança e brincar de pula-corda, iô-Iô, amarelinha e tantos outros brinquedos sem ser internet, celular e tv. Vamos aprender a conciliar?? 

POWER DICA: A INFÂNCIA E A MENOR FASE DA NOSSA VIDA. VAMOS APROVEITAR??

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Com ANGÉLICA SANT'ANNA:


Galerinha!!! Novidadessss!!!


A matéria de hoje é sobre a nossa professora Super Star: Tia Angélica. Acreditem é isso mesmo!!! A nossa tia querida! Querida por nós do quarto ano e por todos que já foram seus alunos.

Super Star porque é a nossa estrela! Ela canta, dança, toca violão e conquista seus alunos com os seus encantos.

Nossa professora de português, mas que tem como sua paixão a FILOSOFIA. Olhem só o que ela escreveu para mim:


FILOSOFANDO COM A TIA ANGÉLICA

Se buscarmos no dicionário o significado para a palavra FILOSOFIA, encontramos, na verdade, mais de uma significação. Uma delas me chama a atenção: FILOSOFIA- Sistema individual de valores e princípios que regem a conduta.

Para mim, principalmente, levando em consideração o meu trabalho em Sade de aula, é quase isso. Por quê? Porque, acredito que seja um sistema coletivo, pois nada adianta compreendermos muitos ou todos os valores e princípios, se não soubermos muitos ou todos os valores e princípios, se não soubermos aplicá-los em relação ao outro, em relação à sociedade.

Um exemplo disso, é uma de nossas práticas em sala de aula. Falamos, discutimos muito sobre aceitação às diferenças. O que adianta termos os mais variados textos, travarmos as mais profundas discussões, levantarmos o mais extenso sermão se nós professores, não dermos a chance aos alunos de pôr toda essa teoria, todo esse blá – blá - blá em prática? Por isso, em muitos dias (não todos, até porque os alunos também precisam desenvolver a sua autonomia de escolha), os alunos são orientados a se setarem em dupla com alguém que não tem a menor afinidade ou que é extremamente diferente deles. As crianças começam a desenvolver o diálogo com outras pessoas, porque, durante a tarde em sala de aula, realizam atividades, trocam idéias juntas. Assim sendo, de um jeito espontâneo, cada uma passa a olhar o outro com um olhar diferente, de aceitação e também, desse maneira, cada criança tem a oportunidade de estender o seu leque de amizades.

Ficaria horas escrevendo sobre Filosofia em sala de aula. Em resumo, para mim, á a prática de valores, de princípios... É ATITUDE correta com o próximo. Não é uma tarefa muito fácil já que vivenciamos os mais variados contextos em nosso cotidiano com as mais variadas pessoas. Mas se aprende Filosofia é praticar a teoria, que tal começarmos com esse famoso trecho: “Amar o próximo como a si mesmo” O que você está esperando pra começar?

Essa é nossa professora!! O Filosofo é um conhecedor um sábio e o símbolo da Filosofia é a coruja. A coruja da filosofia é a Coruja de Minerva. Minerva é uma deusa romana.



POWER DICA: Filo + Sophia = AMOR À SABEDORIA








Galerinha, acessem minha coluna no Blog Mulher Uberaba: